domingo, 27 de fevereiro de 2011

Faleceu o Sr. José Serra

A poucos dias de completar os seus 101 anos de idade, faleceu na casa onde morava, na rua José Páris nº12, da nossa freguesia, encontrando-se o seu corpo na Capela de São Lázaro. A missa de corpo presente realizar-se-á pelas 16:30, segunda-feira, dia 28 de Fevereiro na Igreja Paroquial de Santa Marta de Portuzelo.
O "Santa Marta Digital" deseja expressar as suas condolências a toda a sua família nesta hora de luto e dor.

Lavadouros de Santa Marta, o património esquecido

Os lavadouros públicos foram, durante muitas décadas, a máquina de lavar roupa da comunidade. Sempre que não existia um ribeiro por perto, e na ausência de água canalizada, estes equipamentos eram imprescindíveis para a lavagem frequente da roupa, também para que, na época das matanças, uma tradição típica da nossa comunidade, se lavarem as tripas para os tão apreciados enchidos. Era também o local onde as senhoras que o frequentavam podiam pôr a conversa em dia, onde se conheciam melhor os vizinhos. Pode dizer-se que era o local próprio para a verdadeira lavagem de roupa suja.
Visto que quase todos os Santamartenses serão felizes proprietários dessa maravilha da tecnologia, que são as máquinas de lavar roupa, e que os lavadouros perderam a sua utilidade, será que é necessário também esquecer estes locais onde outrora as nossas mães e avós passavam grande parte do seu tempo?
Onde estão os lavadouros públicos da nossa freguesia? Sei que os tempos são outros e que os ditos lavadouros já não fazem “falta”, a azáfama da vida é tanta, o stress, a falta de tempo, enfim, são muitos os motivos para que já não existam.
Será que a sociedade moderna onde nos inserimos se compadece com este tipo de atitudes? Porque motivo damos tanta importância a outros símbolos de outros tempos, e a estes, que são quase à porta de nossas casas e representam várias gerações, batalhamos tanto para que caiam no esquecimento?
Estes equipamentos são mais um exemplo claro do legado que nos foi deixado pelas gerações anteriores, mas que queremos esquecer. Ou será que nem todos pensamos assim?
Deixo-vos uma fotografia de um lavadouro público que, felizmente, outros se dedicaram a preservar, devolvendo-lhe a sua identidade e posição de destaque que outrora mereceu na nossa sociedade. Um bem-haja à senhora presidente da junta de freguesia de Cardielos, pelo esforço que demonstra em manter o património que herdou, enquanto autarca.
A nossa freguesia ainda tem alguns lavadouros, dois dos quais, construídos durante os mandatos do Sr. Luís Gonzaga no lugar de Samonde. Em breve apresentarei um pequeno artigo acerca destes lavadouros. Apresentarei ainda um trabalho acerca do ribeiro de Santa Marta.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Umas palavras à mediocridade de alguns.

Em Dezembro de 2010, conforme anunciei no jantar convívio por mim organizado que decorreu no restaurante Camelo no dia 3 de Dezembro, dei início a um blogue com o nome “Santa Marta Digital”.
Quando iniciei o blogue, defini que a sua existência serviria os Santamartenses na divulgação de informações de interesse geral, em todos os aspectos, com o objectivo de envolver a comunidade na sua promoção e actualização.
Mas, como em tudo na vida, e devido à natureza competitiva da espécie humana, sempre que alguém faz uma coisa aqui, outra pessoa logo corre a tentar fazer mais, ou melhor. Como sempre estive envolvido numa actividade que é praticamente regulada pela concorrência, da qual nunca tive medo, não me vão intimidar ou demover dos meus objectivos, por muito que algumas (muito poucas) pessoas tentem menosprezar este pequeno esforço com comentários menos próprios e, até, mesquinhos, e que só demonstram que a minha voz se está a fazer ouvir.
Em tempo oportuno, fiz um convite a todos os meus concidadãos Santamartenses, para que participassem na divulgação dos acontecimentos da nossa freguesia, tanto a nível social e desportivo, como religioso e até político, isentos de partidarismos, apenas pela transmissão da informação. Foram ainda convidados a divulgar problemas e carências que conheçam no seu bairro, na sua rua, nas suas casas.
Este trabalho tem um objectivo muito claro, o de ajudar os Santamartenses a melhorar a sua qualidade de vida. Ao contrário do que muitas vozes apregoam, a qualidade de vida não existe só porque se fala nela, existe quando os equipamentos e espaços que servem uma área lhe conferem essa qualidade, e pensando bem, e vendo bem, penso que é eticamente incorrecto apregoar uma coisa que não se tem na realidade.
Como deve ser do conhecimento de todos, na Constituição da República Portuguesa está consagrado o direito de igualdade entre os cidadãos, e como todos os que conhecem e respeitam o direito democrático, todo o Homem deve ser respeitado. Assim como vocês, eu também tenho conhecimento e respeito estes preceitos, pelo que a minha luta não é contra ninguém, mas a favor da igualdade de direitos e deveres e, acima de tudo, pela melhoria das condições de vida daqueles que me rodeiam.
Escrevi há pouco tempo num artigo neste blogue, que todos os assuntos aqui expostos foram já abordados por mim em sede própria, ou seja, nas Assembleias de Freguesia. Nada do que aqui exponho é desconhecido de ninguém, ou tem subjacente uma segunda intenção ou um ataque a alguém. Todos os problemas aqui expostos têm uma única intenção, que é a sua resolução, já que em sede própria, pouco ou nada se consegue resolver, assim como são poucas ou nenhumas as explicações que se conseguem obter acerca destes e de outros problemas.
Para aquele(s) que, não estando familiarizados ou não concordando com alguns direitos consagrados na Constituição da República Portuguesa, nomeadamente o direito à liberdade de expressão e informação, o direito à capacidade civil e à cidadania, o direito à liberdade, o direito à reunião, entre outros, e que se sentem incomodados com os 50 ou 60 minutos que dedico a percorrer a freguesia para melhor conhecer os seus problemas, ou com o tempo que dedico ao convívio e troca de ideias com amigos que muito prezo, em locais públicos e perfeitamente visíveis e conhecidos, ou até com as minhas modestas intervenções nas assembleias de freguesia, tenho a dizer que não considero o meu tempo como perdido e não irei recuar em relação às minhas convicções. Considero ainda que, apesar de saber que estou a “remar contra a maré”, este tempo que consideram perdido tem trazido alguns benefícios a Santa Marta, ainda que pequenos e pontuais.
Voltando aos artigos por mim publicados neste blogue, e conforme facilmente se pode constatar pela sua consulta, além de documentar as necessidades da freguesia, que de outra forma cairiam no esquecimento, são publicados também artigos que documentam vários aspectos histórico-culturais da nossa comunidade. Um exemplo disso será o artigo que publiquei acerca dos Nichos das Alminhas do Purgatório. Também este trabalho, que pretendia ser um repositório de uma das características típicas e quase exclusivas desta zona do território português, foi alvo de críticas por parte das mesmas pessoas que, com alguma mesquinhes, tentam denegrir e diminuir tudo o que neste blogue é produzido. Fui também criticado pelo comentário que elaborei em relação à falta de respeito, que é do conhecimento de todos, a que o nosso cemitério é constantemente submetido. Apesar de ser um católico, praticante e assíduo, devo dizer que não é apenas por uma questão de crença religiosa que me preocupo com estas questões, mas acima de tudo, por uma questão de preservação do nosso património cultural, que está a pouco e pouco a ser esquecido e a desaparecer.
Quanto ao cemitério, preservemos a dignidade dos seus moradores e o respeito que lhes é merecido.
Se pensarmos um pouco, quase todos os políticos acima dos 50 anos de idade, bem como os seus amigos, estão bem colocados ou até bem reformados. Não pensem que invejo essa situação, pelo contrário, não me sentiria bem comigo próprio, sabendo que a minha condição teria dependido de, na maioria das vezes, passar por cima do mérito de outros com a ajuda de “amigos”. Ao contrário destas pessoas, sinto-me bem sabendo que durante toda a minha vida ajudei o meu país, pagando os meus impostos e cumprindo sempre todas as minhas obrigações, mesmo sabendo que outros não teriam o mesmo sentido de ética.
Hoje vemos os políticos, esses políticos que se governaram, a criticarem-se uns aos outros, mesmo sabendo que têm telhas de vidro. Além das telhas de vidro que ignoram, não consigo perceber qual o seu mérito quando nada fazem pelos pobres, pelos jovens ou pelos idosos.
Eu sei bem que os pobres são uma boa bandeira nas campanhas eleitorais, sei que os jovens desta geração têm que voltar a recorrer ao mesmo sistema a que os jovens da minha geração muitas vezes recorreram, a emigração. Sei também que os idosos, à semelhança do que tem vindo a acontecer desde há muitos anos, são despejados durante as férias na casa de familiares, e muitas vezes em corredores de hospitais e lares, que se transformam em verdadeiros corredores da morte, dado o esquecimento a que são votados.
Pergunto o que, em 37 anos de democracia, foi feito por estes políticos em relação a estes flagelos. Nada, a não ser pelos seus umbigos.
Que moral têm aqueles que escrevem certas barbaridades em comentários, ou em artigos de opinião, em que tentam dar lições de moral e avisos? A todos esses, que felizmente não passam de meia dúzia, sugiro que deixem de dividir e enganar a freguesia.
Lembrem-se que hoje, com pouco esforço, é possível conhecer a origem destes comentários, também é possível que se quebrem algumas telhas de vidro sem necessidade de um vento muito forte.
Como não pretendo com este modesto espaço de opinião, informação e divulgação, ser responsável por telhas partidas, fiz uma selecção de todos os comentários deixados por anónimos, passando a partir desta data a analisar todos os comentários antes de serem publicados. Aproveito ainda este meu desabafo para agradecer a todos os que, pretendendo contribuir para aumentar a qualidade de vida na nossa comunidade, utilizaram o meu blogue como meio de transmissão das suas preocupações, esperando poder continuar com a vossa ajuda e com os vossos comentários.
Para finalizar este comentário, lamento que pessoas que ocupam cargos de destaque na nossa freguesia, aceitem fazer parte e não digam que não à política nos blogues da freguesia. Não tentem enganar os Santamartenses. O futuro a Deus pertence e a razão e a verdade, mais cedo ou mais tarde, serão do conhecimento de todos.
Mantenham a vossa voz activa, comentem, partilhem as vossas preocupações em relação à comunidade.
Um abraço a todos.

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Pensamento do dia

Cada vêz que mentes para evitar um esforço, a manta sob a qual te escondes torna-se um pouco maior, até que acabas por te afogares  debaixo dela.
(Rafik Schami)

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Nichos das Alminhas do Purgatório

Elementos de culto popular, as alminhas retratam uma época em que a Igreja pregava com insistência a existência de três patamares de vida das almas, para além da morte: o inferno, que simboliza a perdição irreversível, o céu, a salvação eterna, e o purgatório, uma espécie de local de purificação para as almas que, embora pecadoras, ainda podiam salvar-se.
Tudo indica que estes singelos monumentos de piedade religiosa, terão surgido na era Neolítica, embora em forma diferente, quando na consciência do homem raiou a preocupação do mistério da morte.
O certo é que os nichos de alminhas, quase todos de construção simples e pintura rudimentar, têm considerável valor etnográfico, na medida em que revelam o "ingénuo sentido artístico do povo, e a sua crença profunda no castigo divino".
Ainda hoje, nas nossas aldeias, são muitas as pessoas que deixam esmolas e colocam nos nichos velas ou lamparinas acesas, num gesto votivo de seculares tradições.
Visíveis mais no baixo e alto Minho, são hoje ainda obras de arte, que adornam e embelezam muitos dos nossos caminhos.
A imagem e a construção destas estruturas, continuam a manifestar uma grande simbologia de respeito e devoção pelo santo ali colocado.
Na nossa freguesia, à semelhança das freguesias dos concelhos do alto e baixo Minho, temos também alguns exemplares destas singelas obras de arte que devemos preservar, acautelando este património, que faz parte do nosso passado, da nossa história.
Deixo-vos umas fotografias de alguns exemplares destas obras de arte, que podemos encontrar na nossa freguesia. Como é possível ver nas fotos, muitas destas Alminhas são, ainda hoje, veneradas e embelezadas pelos seus proprietários ou devotos. Caso conheçam algumas Alminhas que gostassem de ver aqui adicionadas, de forma a manter um registo actual, terei todo o gosto em publicá-las também, bastando para isso enviar uma foto da mesma para o mail santamartadigital@gmail.com. Da mesma forma, e numa perspectiva de criar um registo mais detalhado, no caso de conhecerem a origem destas, ou de outras alminhas, enviem também para o mesmo mail a vossa sugestão.







domingo, 13 de fevereiro de 2011

Uma reflexão para os tempos que correm...

"O que é o tempo, senão uma sucessão de acontecimentos,
momentos promissores para se pensar em construir a paz
entre povos e nações?

Mas, para que as sementes de paz germinem em toda a terra,
é necessário encontrar semeadores de boa vontade,
terreno cultivável onde a justiça se desenvolva
num clima que favoreça o eqüitativo crescimento de todos.

Portanto, é urgente se pensar na humanização dos povos e
nações, no respeito às diversidade étnicas, costumes e crenças.
No estabelecimento de uma nova ordem mundial,
fundamentada na compreensão e valorização dos seres humanos.

Como falar de paz quando se vive num mundo
que promove a guerra, que mutila e mata,
que gera ódio e vingnças, que cria massa de gente faminta,
de pobres esfarrapados, crianças assustadas, pessoas tristes,
sem perspectiva de um futuro melhor?

Neste panorama quase sem esperança,
sente-se, porém, que um novo mundo está surgindo.
E como aurora de paz renasce a solidariedade
e a partilha do amor entre os diferentes povos.

É a paz que nasce dos escombros da guerra!
É o novo tempo de construir o que foi destruído!
É o convite para todos se unirem num mutirão de paz!

Vamos dar as mãos para ajudar aqueles
que engrandecem a existência humana,
oferendo a nossa colaboração na tarefa de promover
tantas vidas que o egoísmo e a ambição mutilaram.

Sejamos artífices da paz, na luta para engrandecer
a dignidade humana de quem foi excluído
pelo desamor e pela injustiça.

É tempo de sermos semeadores(as) de paz!
É tempo de convivermos em paz!"

Texto retirado do blog Com Amor

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Eleições no Vianense

O nosso clube, o "Vianense" vai a eleições no dia 18/03/2011.
Independentemente do candidato preferido de cada um, devemos estar com o nosso clube.
Não conheço o perfil dos candidatos, o que quer dizer que não faço campanha por nenhum mas sim, deixo neste blogue um apelo a todos os Vianenses que amam o nosso clube, e a nossa Cidade de Viana do Castelo, façam-se sócios do Vianense.

Faleceu (Conceição dos Anjos)

Faleceu Conceição dos Anjos Correia Gomes com 84 anos de idade, o seu foneral foi  realizado hoje sexta feira pelas 11 horas, com missa de corpo presente.
O "Santa Marta Digital"deseja expressar as suas condolências à família nesta hora de luto e dor. 

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Faleceu o Doutor Oliveira e Silva

Alberto Marques de Oliveira e Silva, militante Nº1 e fundador do Partido Socialista em Viana do Castelo, faleceu esta quinta feira, dia 10 de Fevereiro de 2011, encontrando-se o seu corpo na igreja da Misericórdia.
No currículo deste tão ilustre Vianense contam-se diversos cargos na vida social e política. Foi Ministro da Administração Interna, Deputado Municipal, Presidente da Assembleia Municipal de Viana do Castelo e Governador Civil de Viana do Castelo.
Ultimamente era provedor da Santa Casa da Misericórdia de Viana do Castelo.
Oliveira e Silva foi casado com a Doutora Deusa Monteiro de Oliveira e Silva, que era também conhecida por muitos Santamartenses, tendo dado aulas na Escola da Fonte Grossa, na freguesia de Santa Marta de Portuzelo, se não me falha a memória na década de sessenta.
O funeral deste ilustre Vianense realiza-se esta sexta feira pelas 16 H 
O Santa Marta Digital quer nesta hora dificil, apresentar as suas condolências a todos os seus familiares e amigos.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Comentário Anónimo do dia 30/01/2011

Não me revendo no comentário anónino do dia 30/01/2011, e indo contra os princípios que me levaram a criar este Blogue, quero pedir as minhas desculpas, mas depois de muita ponderação, acabei por retirar o dito, uma vez que se tratava de conteúdo algo ofensivo.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Caminhos de Santa Marta

O Santa Marta Digital, e de acordo com o Boletim Informativo da Junta de Freguesia, verificou que recentemente foi reparado/substituído o pavimento da Travessa das Lágrimas, que dá acesso apenas a campos de cultivo. Entendemos que, apesar de todos os caminhos merecerem o mesmo tratamento, há na freguesia casos muito mais prementes, de caminhos que não sofrem qualquer intervenção há muitos anos, deixados completamente ao abandono. Muitos caminhos, servindo apenas uma ou duas habitações, nunca sofreram qualquer intervenção de limpeza ou reparação, tornando-se totalmente intransitáveis. Casos há em que os caminhos são limpos a expensas dos próprios moradores, já que se assim não for, nem um veículo ligeiro lá consegue entrar, quanto mais uma ambulância numa situação de emergência.
Travessa das Lágrimas, recentemente pavimentada

Um destes casos, já abordado nas duas últimas assembleias de freguesia, é a travessa da Romé, como se pode constatar nas fotos abaixo. Esta travessa nunca foi limpa pela Junta de Freguesia e o seu piso, em dias de chuva, é intransitável, sendo só possível transitar a pé. Os familiares dos moradores desta travessa, confessam recear que, numa emergência, não seja possível socorrer os seus entes devido às más condições do acesso.
Também no início dessa mesma travessa, e desde há alguns anos, o Sr. José Rodrigues e sua esposa solicitam um ponto de luz à junta de freguesia. Neste momento, e após o falecimento do Sr. José Rodrigues, a sua esposa vive sozinha, tornando-se ainda mais necessário o ponto de luz que há tantos anos vêm solicitando.
Sabemos que é relativamente fácil a colocação do ponto de luz, desde que solicitado à entidade competente pela Junta de Freguesia, pelo que não se percebe qual o motivo desta “recusa”.
Perante casos destes, e confrontado com a dualidade de critérios na resolução dos problemas correntes da freguesia, não se percebe onde pára a tão publicitada “qualidade de vida”. Não se pense que este é o único caso de total esquecimento na nossa freguesia, há muitos mais, e o Santa Marta Digital está com os Santamartenses na sua divulgação.


Condições de acesso dos moradores da Travessa da Romé, em tempo relativamente seco.

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Faleceu a "Tininha do Sales"

Faleceu Albertina Martins Gomes com 88 anos de idade, será realizado o seu foneral hoje Domingo pelas 16,30H.
O "Santa Marta Digital" deseja expressar as suas condolências à família nesta hora de luto e dor.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Loteamento do Moreno - Ecopontos

Neste loteamento, com já alguns anos de existência, e como em todos os loteamentos recentes, existem contentores para deposição de resíduos com destino a valorização, os conhecidos ecopontos.
Originalmente, e até à pouco tempo, estes ecopontos estavam localizados junto a um lote de terreno ainda vazio, sem qualquer construção. Como estes contentores são equipamentos que deveriam ser fixos, qualquer intenção de construção no referido lote vazio teria, obrigatoriamente, que ter em conta a presença dos ecopontos.
Recentemente, e sem razão ou explicação aparente, os ecopontos foram deslocados para junto de uma habitação desse mesmo loteamento. Interrogo-me se esta deslocação seria assim de tão urgente e extrema importância. Qual o motivo que teria levado a que um conjunto de contentores, com uma volumetria considerável, fosse movido de um local onde não incomodava ninguém, para a frente de uma habitação que já lá existe há muitos anos?
O “Santa Marta Digital” foi ao local verificar esta insólita deslocação dos contentores, pois realmente não se percebe qual a razão que levou a esta alteração.
O “Santa Marta Digital” gostaria de ver a situação reposta, uma vez que não é a vontade de um determinado morador(a) que prevalece em relação a todo o loteamento, ou em última análise, a toda a freguesia, mas sim a vontade do povo, que bem ou mal, elegeu o seu representante.
Acredito que o nosso representante, o mesmo que ordenou a retirada do entulho que poluía os passeios desse mesmo loteamento, vai ordenar também a colocação dos contentores no local de onde não deveriam ter saído, já que foi também este representante que ordenou a sua deslocação.
Localização actual dos ecopontos


Localização inicial dos ecopontos, junto a um lote de terreno vazio.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Bancada do Partido Socialista

Para que não haja más interpretações, a bancada do Partido Socialista disse na tomada de posse qual seria a sua posição na assembleia de Freguesia.
Portanto por mais artigos de opinião ou comentários que se façam, e que apareçam, não me vão fazer desistir dos meus princípios.
Posso dizer que tudo o que tem sido publicado no Santa Marta Digital, já foi falado no local próprio, que é a assembleia de Freguesia, sendo que alguns foram falados duas vezes.
Não trabalho por objectivos nem em competição com ninguém, mas sim para respeitar todos os Santamartenses.
Pensamento: Quem não se torna árvore que produz fruto, tornar-se -á em galho para a fornalha (D.L. Moody).
Rancor é o que advém de um sentimento de inferioridade.
José Ortega Ygasse.